Palavra do Presidente

22/08/2016, às 11:20

O fim do discurso vazio no sindicalismo

Edison Laércio de Oliveira*

Não é de hoje que os sindicatos de trabalhadores são a bola da vez das críticas de muitos colunistas quando o assunto são as formas de financiamento das organizações sindicais de trabalhadores, como se estas não fossem direto e reto idênticas às que representam o setor patronal.

O problema é que estas pessoas teimam em olhar apenas para aquelas instituições que não colocam a mão na massa, ignorando as que cumprem com seu papel.  Criticam apenas os sindicatos que representam os trabalhadores, jamais os que representam os empresários, mesmo que estes tenham a mesma, ou mais, fonte de financiamento.

Mas vamos lá. Apesar de haver, e há, entidades que não são representativas, é preciso reconhecer que existem muitas outras que procuram cumprir com sua obrigação de bem representar suas categorias. Então, por que não usar estas como exemplo e inspiração para a melhoria das demais? Aqui no Brasil, adota-se o negativismo por hábito. As pessoas em geral demonstram mais interesse quando o foco é no que é pior, no mau exemplo, ao invés de olhar o que engrandece e deve ser seguido. Sou um sindicalista das antigas, mas não sou velho, principalmente quando o assunto é manter a seriedade para administrar uma instituição sindical da maneira certa.

Não quero ser exemplo de nada. Como presidente de uma federação que representa 13 sindicatos e mais de 700 mil profissionais da saúde no Estado de São Paulo, só quero mostrar como funciona uma instituição sindical, seja ela de empregado ou empregadores, e propor algumas mudanças que resultem em mais transparência.

Estas entidades são formadas por integrantes da categoria que representa e depende para sobreviver. Aqui no Brasil, as contribuições são determinadas em lei e pagas pela categoria representada. É o caso da contribuição sindical, que desconta um dia de trabalho do trabalhador e o valor é distribuído entre sindicato, federação, confederação, central sindical e Ministério do Trabalho.

É preciso reconhecer que os sindicatos precisam de investimentos para manter suas estruturas, contratar profissionais, realizar campanhas, formar líderes, atuar junto aos poderes, interagir com outras entidades de classe e até mesmo prestar serviços complementares que são obrigação do governo, como projetos nas áreas de saúde e educação.

Será que todos os trabalhadores estão de acordo com as contribuições? Não, não são todos. Toda a unanimidade é burra, diz o ditado, mas não neste caso, já que o sindicato é a única instituição capaz de representar e defender o profissional.

Alguns articulistas alegam que o custeio das entidades sindicais deveria vir apenas dos empregados associados, que em princípio seriam os representados institucionalmente. É possível numa campanha salarial, por exemplo, conceder o aumento salarial e os benefícios apenas aos sindicalizados? Todas as conquistas, por menor que sejam, derivam do sindicato representativo e são concedidas a todos, sejam sócios ou não.

Se na área sindical de empregados existe o imposto sindical, que é cobrado de forma compulsória, no setor empresarial, além de ter o mesmo tipo de cobrança, soma-se a ele o que é pago para o Sistema S (Sesc, Senai, Senac, etc.).

Entendo que o debate é democrático e sempre traz avanços àqueles que se utilizam dele de uma forma construtiva. E pela minha experiência sindical concordo que o imposto sindical deva ser revisto, assim como os recursos que são destinados ao sistema S (Senai, Senac, etc.), fundo partidário, anuidades vigentes no conselhos de classe, entre outros. Em todos os casos, indistintamente, precisamos saber a origem dos recursos e para onde são destinados efetivamente ou ainda saber quais são as regras do jogo.

Acho que é o momento de separar o joio do trigo.

No caso do movimento sindical, há muitos anos defendemos a criação da taxa negocial a ser paga apenas sobre as conquistas garantidas pelas representações sindicais. A justiça seria feita aos sindicalistas e dirigentes de outras entidades que são sérios. E isto deveria valer tanto para os que representam os empregados, como também aos empresários.

E a oportunidade de aprimoramento está em análise por uma comissão especial da Câmara dos Deputados. Trata-se do projeto que propõe alterações nas contribuições que garantem o financiamento das entidades sindicais. A hora é esta. Vamos ampliar o debate, pois certamente este é o caminho para que tenhamos uma representatividade das categorias patronais e de empregados com qualidade no Brasil.

*Edison Laércio de Oliveira é presidente da

Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo