Eleições Sindicais 2020

22/01/2020, às 14:33

São José dos Campos, 21 de janeiro de 2020

Ref: ao processo eleitoral 2020/2025

Prezados associados, em primeiro lugar desejo a todos um feliz ano de 2020 muitíssimo abençoado, venho por meio deste oficio retomar o assunto sobre o processo eleitoral para a gestão de 2020/2025, no primeiro oficio sobre o tema que encaminhei o Vsas. Senhorias, me manifestei sobre a intenção de que as pessoas que porventura venha assumir a direção do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São José dos Campos e Região, não destrua o que foi construído com muito sacrifícios mas que procurem aperfeiçoar melhorando sempre em pró dos trabalhadores, inclusive a forma de recepciona-los sendo eles oponentes ou não, lembrando sempre que o trabalhador da saúde precisa de uma diretoria que aplique seu esforços na luta em pró da categoria da saúde, portanto escolha bem para não se arrependerem depois.

Antes de assumir a gestão do sindicato da saúde na região em 01/08/1990, o sindicato estava à beira da falência, sua diretoria estava a mercê da categoria econômica, ou seja, dos patrões, foi difícil quebrar o monopólio patronal da época, mas com muita luta e greves instaladas em vários hospitais, conseguimos quebrar este domínio da categoria econômica sobre os trabalhadores.

A partir da luta de classe, conquistamos muitos benefícios em negociações coletivas (convenções coletivas), exemplo, jornada de 12x36, com uma folga e depois acrescentamos mais uma folga passando para duas folgas na jornada de 12x36, benefício conquistado com luta sindical, conquistamos em uma greve de 2010 a inclusão da cesta básica em convenção coletiva, auxilio creche, adicional noturno com percentual maior que a lei etc, cada ano que passa a nossa luta para melhoria nas condições de trabalho dos trabalhadores da saúde é intensa, foram e são muitas ações coletivas em defesa da categoria buscando reparação dos prejuízos causados pelos empregadores.

Na área social, implantei assistência jurídica, montei gabinete dentário totalmente gratuito na sede e sub-sedes instaladas em Guaratinguetá, Campos do Jordão, Ubatuba e Lorena que por questões financeiras estas duas últimas foram fechadas, salão de beleza com baixo custo para cabelos e manicure totalmente gratuito, também quando o sindicato disponibilizava de recursos promovi o Fest-Socio por oito anos com sorteios de carros, motos, terrenos e eletrodomésticos, sorteios para as crianças etc, paramos porque faltou recursos para continuar.

Em termos de patrimônio adquirimos nossa sede própria, que fica próximo ao center-vale shopping, na Praça Londres nº 47, J. Augusta em São José dos Campos.

Celebramos convênios para colônias de Férias em Caraguatatuba, Praia Grande, você pode conferir no Site do sindicato, convênios no comercio e outros que estão em nosso site sindsaudsjc.org.br.

Enfim, fizemos o máximo, para melhorar as condições de vida dos trabalhadores da saúde, é hora de passarmos o bastão para os mais jovens que poderão dar sequência ao que foi feito se possível melhorar o que já está implantado.

A preocupação é com os que não são bem-intencionados, que pensam que sindicato é uma forma de promover-se a si mesmo, com aqueles que não têm garra para a luta de classe, que não trabalham com transparência, desejamos que nesta entidade sindical nunca mais haja domínio patronal como antes acontecera, por isso recomendamos que na hora de votar escolha bem seu candidato, procure fazer uma entrevista com os candidatos antes de ir às urnas para saber qual é a sua intenção, vote bem escolha certo para não se arrependerem depois.

Pois bem, como havia dito, não serei candidato ao novo quinquênio 2020/2025, mas conforme combinado,  no dia  24 (vinte e quatro)   de janeiro de 2020, portanto este mês será publicado no Jornal Gazeta de São Paulo o edital para o registro de chapas que concorrerão as eleições sindicais no Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São José dos Campos e Região, o registro de chapa será nos dias uteis de segunda a sexta feira conforme descrito no edital, iniciando no primeiro dia útil após a publicação do edital, serão registradas as chapas que estiverem de acordo com os requisitos do estatuto social da entidade, caso neste período não houver chapa registrada por algum motivo, será prorrogado automaticamente por mais 10 (dez) dias corridos, se mesmo assim não houver chapa registrada, o processo de registro de chapa será suspenso por no máximo 90 (noventa) dias, podendo ser editado um novo edital a partir de 30 (trinta) dias após o encerramento previsto no edital com limite máximo de 90 (noventa ) dias, reiniciando o processo eleitoral nos termos estatutário.

Este oficio ficará disponibilizado no site do sindicato sindsaudsjc.org.br, os candidato e chapas deverão estarem de acordo com os preceitos do estatuto social, serão impugnadas as chapas que não preencherem as exigências contida repito no estatuto da entidade, o estatuto estará disponível para consulta na sede da entidade.

No demais, boa sorte aos concorrentes ou concorrente.

“Bem-aventurados os que guardam o juízo, o que pratica justiça em todos os tempos”.

Salmos 106:3

Carlos José Gonçalves